terça-feira, 17 de abril de 2012

Faça uma análise do Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles e dê suas considerações sobre a influência ou não destes filósofos na Educação atual.

            Baseado em pesquisa no material citado na referência a visão de Platão sobre a educação era baseada na República ideal, na qual o ser humano era mais bem educado ao ser subordinado a uma sociedade justa.
            Para ele a criança deveria ser retirada dos cuidados de sua mãe e ser entregue aos cuidados do Estado, cada criança deveria receber educação de acordo com a casta que faria parte.
            A educação deveria ser holística, incluindo fatos, habilidades, disciplinas físicas, música e arte. Para Platão o talento não era repartido geneticamente e dessa forma deveria ser encontrado em crianças de qualquer classe social.        Essa forma de pensar  fazia com que  as crianças consideradas mais aptas fossem treinadas pelo Estado para que fossem qualificados para assumir o papel de uma classe dominante.
            Através dos escritos de Platão é possível perceber que ele dividia a educação em:
            Educação elementar- que deveria ser confinada para a classe guardiã até a idade de 18 anos, em seguida teria dois anos de teinamento militar  e posteriormente ensino superior para os que estivessem qualificados.
            O ensino elementar moldava a alma para responder ao ambiente enquanto  o ensino superior ajudava a alma a procurar  a verdade que ilumina.
            Para Aristóteles o ser humano poderia se assemelhar aos deuses na busca pelo conhecimento, ou melhor deveria ser parecido com os deuses pelo menos no aspecto do saber.
             O homem deveria investir mais no seu crescimetno e aperfeiçoamento do que ficar invejanto os deuses ou investindo em alguma coisa referente a eles.
            Aristóteles sentia  a necessidade de investir em sentimentos e atitudes que fossem contrários ao carater tirânico. Ele  percebia  que para gerir uma instituição, a família ou a si mesmo a pessos deveria ter solidez de caráter,  isso se conseguia pelo bom uso da razão e pela vivência da virtude do equilíbrio.
            Os vários filósofos e pensadores que viveram há séculos contribuíram de forma marcante na educação atual, pois o estudo da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea. O percurso histórico possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é chave para entender o futuro.

           
Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

2 comentários:

  1. Olá Helena,

    Realmente è como você diz, os pensamentos de Platão e Aristóteles são pertinentes para a educação nos dias atuais,pois visam à formação plena do individuo, resgatando suas origens e preparando-os para caminhos futuros.

    ResponderExcluir
  2. Helena, Bom dia. Vamos juntos pensar numa educação de qualidade, interajir com nossos alunos e prepara-los para o futuro. Pois os nossos educadores Platão e Aristoteles participava da crença geral de que a educação torna o homem melhor cidadão e, com isso, mais feliz.
    "Pensar educação hoje é sem dúvida deixar de lado as verdades que julgamos ter e abrir espaço cotidianamente para diaolágar com nossos pares e assim assumir diversas vozes dentro de um só discurso, que se modifica através da história e do tempo se tornando vivo a partir de nossas interações."

    ResponderExcluir