segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?


            De acordo com o que já foi estudado na disciplina Estudos Filosóficos: Filosofia, Sociedade e Educação Filosofia é o estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
             Ao trabalhar esses assuntos, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Ela se baseia na argumentação lógica, na análise conceptual, nas experiências de pensamento e outros métodos a priori.
         Já a Filosofia da Educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a educação e a forma de realizá-la. O seu papel primordial  é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, pois a educação acontece no mundo com seus inúmeros problemas e dificuldades.
            Não sendo possível efetivar a educação de forma alheia aos problemas existentes, ela sofrerá  o impacto dos problemas do lugar e do momento histórico na qual está inserida.
        A Filosofia da Educação enquanto reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais permite aos educadores a busca por melhores formas, métodos, processos para trabalhar a educação. Ela não os considera em si mesmos, mas enquanto imbricados no contexto educativo e numa determinada clientela.
        Concluindo é possível afirma que a Filosofia da Educação é a disciplina que visa auxiliar na busca de soluções para os problemas educacionais.


Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

2 comentários:

  1. Helena, Bom dia
    Depois de lermos bastante sobre filosofia da educação nos podemos perceber que a Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
    A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana. E nós podemos ver que a educação também preocupa com este questionamento com isso podemos concluir que não há uma pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosóficos.

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    A filosofia dá a educação uma reflexão a respeito da sociedade onde está centrado, sobre o aluno, o professor e para onde essas informações podem caminhar. Enquanto detentora do processo educativo a Filosofia da Educação desempenha sua função dentro da escola.

    ResponderExcluir