segunda-feira, 30 de abril de 2012

Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade


            Baseado no material da Disciplina Estudos Filosóficos: Filosofia, Sociedade e Educação o “Método pedagogizador” se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno.
            Essa forma de trabalhar visa atender uma sociedade mercadológica e tecnocrática, por esse motivo as propostas pedagógicas são voltadas a uma aplicação de técnicas direcionadas a um sujeito, que é o aluno, que segundo esse método é tratado como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as demandas do mercado de trabalho.
            O método pedagogizador tem sido muito criticado por teóricos da educação que pretendem mudanças realmente qualitativas que atendam satisfatoriamente a clientela que frequenta as escolas, mas ainda não se conseguiu avanços significativos.
            Os discursos em busca de mudança estão nas universidades que preparam os novos professores para o mercado, mas na prática nem a própria universidade conseguiu superar essa dicotomia teoria/prática e continua a formar os novos professores no mesmo método tradicional e arcaico.
            Em oposição a esta prática autoritária e conservadora Habermas propôs A Teoria da Ação Comunicativa que busca construir uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético.
            Ele não elaborou uma Filosofia da Educação, mas a partir de sua visão e propostas é possível a construção de uma educação que possibilite aos sujeitos desenvolver a competência interativa que os leve a capacidade de questionar as normas que vigora na sociedade.
            A Teoria da Ação Comunicativa concebe o espaço da escola como um espaço de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o objetivo de discutir os rumos da sociedade, ou seja, a partir do momento que as pessoas se perceberem como sujeitos e atores sociais, poderão pensar em uma nova sociedade, mais justa e igualitária.

Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação

5 comentários:

  1. Parabéns Helena, seu Blog está demais: muito elucidativo e com visual bem legal. Abraço, bons estudos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rúbio.
    Você como sempre muito gentil e participativo.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Helena, Bom dia. Concordo com você sobre a pratica do método “Pedagogizador” nele o aluno é tratado meramente como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as exigências do mercado, suas experiências de vida e situações práticas não são consideradas.
    O método “pedagogizador” tornou-se um dos grandes desafios da contemporaneidade. É preciso superá-lo, impondo uma pedagogia voltada para atender as reais necessidades do aluno, calcada, sobretudo, por uma política educacional adequada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena,

    Estou impressionada como você está conseguindo produzir.

    Parabéns pelos textos.

    ResponderExcluir
  5. Helena,
    Uma educação norteada pela intersubjetividade tem aspecto de valorização social, política, econômica e ética. Portanto, a técnica da intersubjetividade no campo da educação extrapola o modelo “pedagogizador” ao tornar indivíduos mais livres, autônomos, capazes de julgar seus atos à luz dos conhecimentos, das normas sociais reais, tendo desígnios inteligentes e aberto à análise.
    Abraços.

    ResponderExcluir