sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reflita e explique a diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”.

        
          A Filosofia é uma atitude reflexiva. Reflexão conforme explica Chauí significa “o movimento pelo qual o pensamento volta para si mesmo, interrogando a si mesmo”. Pensamento entendido como aquilo que é produzido pela razão, essa é entendida pelos gregos como aquilo que nos faz colocar em xeque a ordem das coisas.
            Nesse sentido é usado o termo reflexão filosófica para determinar de forma particular a área de domínio da filosofia que é a “radicalidade”, ou melhor, a compreensão dos problemas relacionados ao homem e ao mundo.
            Resumindo pode-se afirmar que a Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
            Por outro lado existe a “Filosofia de Vida” que é a forma como o homem se orienta no meio em que vive. Pelo fato de ser espontânea e assistemática ela não tem nada a ver com a Filosofia entendida como sistema organizado do pensamento.
            Mesmo tendo carater totalmente distinto a Filosofia de vida e a Filosofia enquanto conhecimento sistemático e organizado, elas possuem uma característica comum-  ambas partem da realidade com o intuito de operar sobre ela, que é a realidade da vida.


Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

3 comentários:

  1. Helena, depois de estudarmos: O que é filosofia? Podemos perceber que não temos uma definição específica de “Filosofia” . A atitude filosófica inicia-se com várias indagações do mundo que nos rodeia e as relações que mantemos com ele.
    A atitude filosófica têm duas característica: A primeira e negativa, isto é, um dizer não aos “pré-conceitos”, aos fatos e as idéias da experiencias cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecimento.
    A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nos próprios. “O que é”?, “Por que é”?, “Como é.”, as indagações filosoficas permeiam a vida de todos nós.
    Podemos perceber que as dsiscurssão filosófica está sempre aberta à controvercia.

    ResponderExcluir
  2. Helena,

    Suas colocações foram claras, pois a filosofia busca responder nossas interrogações, e para isso utiliza-se da razão. Já a "filosofia de vida" é o jeito de ser de cada individuo o modo como cada um reage diante de cada situação vivenciada.

    ResponderExcluir