segunda-feira, 30 de abril de 2012

Explique em que consiste a Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates:


            A Maiêutica foi proposta por Sócrates, considerado até nos dias atuais um dos homens mais sábios que já passaram pela face da terra.
            Ela consiste em perguntar, em interrogar, em inquirir: O que é isto? O que significa? Essa atitude de questionamento Sócrates tinha andando pelas ruas, pelas praças, indagando das pessoas.
            Ele não aceitava uma definição superficial, a cada resposta ia fazendo mais perguntas, indagando, até chegar à resposta mais precisa possível. Mas que nunca aceitava como uma posição definitiva.
            Para a Maiêutica o conhecimento está latente no homem, sendo apenas necessário criar condições para que ele passe da potência ao ato, aflore na espécie de recordação, reminiscência.
            De acordo com o exposto a Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem
            .Socrátes  conduzia este parto em dois momentos distintos : no primeiro, ele levava as pessoas  a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, ele os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas.
            Agindo dessa forma poderia empregar o verdadeiro sentido da palavra educar que vem do latim – educere - e significa literalmente trazer para fora, sobressair, emergir do estado potencial para o estado da realidade manifestada.
            Fato que não tem acontecido na educação atual, onde o aluno não quer mais pensar e raciocinar para chegar as suas conclusões, quer receber tudo pronto.

Referência:

3 comentários:

  1. Bom dia, Helena. A Teoria da Maiêutica (em grego “parto das ideias”) é um Teoria cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Como método de ensino, é uma técnica de ensino muito boa, que atinge resultados excelentes. o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para levar o aluno a responder às próprias questões.

    ResponderExcluir
  2. Ola Helena, Boa tarde gostei do seu blog, das suas ideias. Mas fiquei curiosa vc esta graduando em informatica ou pedagogia???? Eu to fazendo atividades desta diciplina, e os temas estao batendo .

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga...
    Muito bom pensar que Sócrates busca o conhecimento através de questões que revelam uma dupla face (a ironia e a maiêutica). Através da ironia, o saber sensível e o dogmático se tornam indistintos.
    Infelizmente na na educação o aluno não quer pensar, quer receber tudo pronto.
    Abraços.

    ResponderExcluir