sábado, 14 de abril de 2012

Dê o conceito de Ontologia.

            De acordo com o material da disciplina “Estudos Filosóficos” ontologia é um termo originário da filosofia grega.
            A ontologia se ocupa em estudar o ser, a realidade, a existência dos entes e das questões metafísicas em geral, ou seja, a constituição mais íntima do ser humano. Esse termo foi introduzido na filosofia por Aristóteles para desenvolver uma ciência do Ser.
            O termo tem o seguinte significado: Ontó = Ser e Logos = Conhecimento, ou seja, conhecimento do ser humano.
            Dessa forma pode-se afirmar que Ontologia é a parte da filosofia que procura construir um pensamento sobre o Ser, sobre o que as coisas são em sua essência e não de acordo com sua aparência.


Referência:

4 comentários:

  1. Isso ai é a parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena,

    Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral.isso significa que ontologia é a busca constante do conhecimento do ser sobre si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena, Bom dia. complementando o que você disse, vamos ver o significado de ser: Usualmente palavra "ser" assume um dos seguintes significados:
    1. Existência: para exprimir o fato de que determinada coisa existe. Por exemplo: "a erva é" (= existe)", mas também "o unicórnio é" (pelo menos na fantasia de quem pensa nele).
    2. Identidade: para definir ou distinguir algo ou alguém. Por exemplo: "os franceses são os habitantes da França" ou "Umberto Eco é o autor de "
    3. Predicação: para exprimir uma propriedade de determinado objeto. Por exemplo: a maçã é vermelha.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir